Your Browser does not support JavaScript! Please enable it in your Browser options.
   Iniciar     A Associação     Serviços     A Nossa Floresta     Atendimento     Contactos 
 Informação / Formação
 - Nota Informativa
 Educação Ambiental
 - Projecto "Plantar o Futuro"
 Gestão Florestal
 Certificação Florestal
 - Como pode participar?
 - ACF Baixo Vouga
 Prevenção e DFCI
 - Fogo Controlado
 - Sapadores Florestais
 Bolsa de Terras
 Representação dos associados
 
Certificação Florestal 

A aposta na valorização dos produtos florestais, através da Certificação Florestal, é hoje em dia uma exigência e um factor de concorrência no mercado nacional e internacional.

O sistema de Certificação Florestal PEFC proporciona um mecanismo que garante aos consumidores que, adquirindo produtos lenhosos certificados, estão a apoiar a gestão sustentável das florestas.


Perguntas frequentes:
O que é a Certificação Florestal? 

Representa um sistema voluntário de promoção e certificação da gestão florestal que atesta que a matéria-prima é proveniente de uma exploração que cumpre as boas práticas da gestão florestal sustentável.

Ainda que já existam muitas matas geridas de uma forma sustentável, a única prova credível de que isso acontece é o seu reconhecimento por parte de terceiros independentes, devidamente qualificados e acreditados.

  
O que significa uma Gestão Florestal Sustentável? 


Promoção do uso da floresta de maneira e a um ritmo que se mantenha a biodiversidade, a produtividade, a capacidade de regeneração, a vitalidade e o seu potencial para cumprir, agora e no futuro, as suas funções sociais, económicas e ambientais a uma escala local, nacional e global.

  
O que são as boas práticas florestais? 


Conjunto de recomendações técnicas de carácter geral, para a execução da gestão florestal de uma forma sustentável com o meio ambiente, ao nível do planeamento, manutenção, condução e exploração dos povoamentos.

  
Quem benefícia da Certificação? 

- Os proprietários florestais ao demonstrarem que as suas explorações florestais são geridas segundo as boas práticas florestais, aumentando assim os possíveis mercados receptores do material lenhoso e a respectiva valorização;

-  A indústria transformadora da madeira ao melhorar a imagem do sector, promovendo a utilização dos produtos;

-  Os distribuidores/comerciantes ao fortalecerem os seus negócios, melhorando a imagem pública como empresas responsáveis com o meio ambiente;

-  Os consumidores ao obterem uma garantia que os produtos que adquirem provém de florestas geridas de forma sustentável. Têm o poder de promover e apoiar a Certificação Florestal, preferindo e exigindo produtos certificados.

  
O que é a certificação da cadeia de responsabilidade? 


É um meio de controlo das matérias-primas pela indústria, envolvendo todo o processo de transformação dos produtos florestais desde as explorações até ao consumidor final.

  

Para mais informações,  clique aqui.

  © 2009 Associação Florestal do Baixo Vouga