Your Browser does not support JavaScript! Please enable it in your Browser options.
   Iniciar     A Associação     Serviços     A Nossa Floresta     Atendimento     Contactos 
 Apresentação e Objectivos
 Corpos Sociais
 - Organograma
 Estatutos
 Portfólio
 - Atividades AFBV
 - Participação em eventos
 - Comunicação à imprensa
 Área Social
 
Apresentação e Objectivos 


A Associação Florestal do Baixo Vouga é uma associação privada de proprietários e produtores florestais, sem fins lucrativos, constituída em 27 de Agosto de 1999.

Com conhecimento do trabalho realizado ao nível do associativismo florestal, em outras regiões, e reconhecendo as enormes potencialidades de um projecto para melhorar a Gestão e Defesa da Floresta do Baixo Vouga, um grupo de produtores florestais lançou a semente para constituição desta Associação.

Federada na FORESTIS - Associação Florestal de Portugal, a AFBV surge da necessidade de unir os proprietários florestais em prol de um aproveitamento sustentado do recurso "Floresta".

Desde cedo, a AFBV compreendeu os desafios da produção florestal, logicamente muito relacionados com a produção de duas das principais espécies da Floresta Portuguesa – o pinheiro e o eucalipto - pela sua representatividade na região:

  1. Produzir mais qualidade, mais quantidade e em processos mais eficientes de encontro aos critérios da Gestão Florestal Sustentável;
  2. Valorizar produtos e sub-produtos da floresta (lenhosos e não lenhosos) e as importantíssimas externalidades positivas (sequestro carbono, conservação solos, recursos hídricos e biodiversidade, paisagem, etc.);
  3. Reduzir o risco de incêndio (ordenamento e gestão florestal como base da desejada compartimentação e diversidade ecológica)

 Objectivos:

  1. Promoção do associativismo de produtores florestais;
  2. Melhoria do nível de informação e formação dos produtores florestais;
  3. Apoio técnico às áreas florestais dos associados;
  4. Representação dos produtores florestais junto das entidades de tutela e fileira;
  5. Dinamização das relações interinstitucionais com vista à promoção da floresta na região;
  6. Apoio à defesa da floresta contra incêndios.

 

  © 2009 Associação Florestal do Baixo Vouga