Your Browser does not support JavaScript! Please enable it in your Browser options.
   Iniciar     A Associação     Serviços     A Nossa Floresta     Atendimento     Contactos 
 Floresta do Baixo Vouga
 Ocupação
 


A floresta do Baixo Vouga representa um factor essencial para o desenvolvimento rural e económico de toda a região. Constitui um dos recursos naturais mais importantes, quer ao nível da preservação da natureza, quer do ponto de vista do aproveitamento económico.
Os espaços florestais ocupam 46% da área total (76 176ha), representados por 98% de espaços arborizados em que o Eucalipto (52%) e Pinheiro bravo (43%) são as duas principais espécies de ocupação.

A floresta é caracterizada por pertencer maioritariamente a proprietários florestais privados, onde se destaca o elevado número de parcelas de pequena dimensão, fragmentadas e dispersas no território.

Dadas as características estruturais da propriedade florestal, a falta de apoios à gestão e as baixas produtividades das explorações, impera a necessidade de os produtores florestais se organizarem. O associativismo surge no sentido de apoiar o pequeno proprietário na realização de trabalhos a partir de uma gestão conjunta e constitui actualmente parte da solução para o desenvolvimento florestal.


 

  © 2009 Associação Florestal do Baixo Vouga